Pre-Intermediário
Você foi classificado no nível Pre-Intemediário
Pelo resultado parcial deste teste, que avalia o domínio de gramática e vocabulário da língua, você já deve ser capaz de:
- se comunicar em situações do dia a dia, usando frases curtas e elaborando perguntas simples;
- entender informações básicas em uma conversa;
- escrever mensagens breves em email e msn e fazer anotações simples em inglês
- preencher formulários
quinta-feira, 29 de outubro de 2009
Inglês
quinta-feira, 22 de outubro de 2009
PROCEDIMENTO CAUTELAR
- a autoridade judiciária, a que for dirigida;
- o nome, o estado civil, a profissão e a residência do requerente e do requerido;
- a lide e o seu fundamento;
- a exposição sumária do direito ameaçado e o receio de lesão;
- as provas que serão produzidas.
- de citação devidamente cumprido;
- da execução da medida cautelar, quando concedida liminarmente ou após a justificação prévia.
"Reconvenção é a demanda de tutela jurisdicional proposta pelo réu em face do autor, no processo pendente entre ambos e fora dos limites da demanda inicial. Com ela, o réu introduz no processo uma nova pretensão, a ser julgada em conjunto com a do autor. Menos tecnicamente, diz-se também que ela seria uma ação dentro da ação; e realmente a reconvenção é ato de exercício do direito de demandar, dentro do mesmo processo em que o autor vem exercendo o seu próprio."
O imóvel residencial próprio do casal, ou da entidade familiar, é impenhorável e não responderá por qualquer tipo de dívida civil, comercial, fiscal, previdenciária ou de outra natureza, contraída pelos cônjuges ou pelos pais ou filhos que sejam seus proprietários e nele residam, salvo nas hipóteses previstas nesta lei.Parágrafo único. A impenhorabilidade compreende o imóvel sobre o qual se assentam a construção, as plantações, as benfeitorias de qualquer natureza e todos os equipamentos, inclusive os de uso profissional, ou móveis que guarnecem a casa, desde que quitados.
- Se a parte não intentar no prazo estabelecido do art. 806;
- Se não for executada dentro de trinta (30) dias;
- Se o juiz declarar extinto o processo principal, com ou sem julgamento do mérito.
- a produção antecipada de prova;
- às notificações;
- ao pedido de exibição presto no art. 844-II;
- ao depósito cautelar, para discutir, em ação já ajuizada, a aplicação do art. 47 do ADCT;
- ao pedido de arrolamento de bens;
- ao pedido de afastamento do agressor de criança ou adolescente, da moradia comum.
- se a sentença no processo principal lhe for desfavorável;
- se, obtida liminarmente a medida no caso do art. 804 deste Código, não promover a citação do requerido dentro de cinco (5) dias;;
- se ocorrer a cessação da eficácia da medida, em qualquer dos casos previstos no art. 808 deste Código;
- se o juiz acolher, no procedimento cautelar, a alegação de decadência ou de prescrição do direito do autor (art. 810).
Erro terrível!
sexta-feira, 16 de outubro de 2009
Concursos em Andamento
quinta-feira, 15 de outubro de 2009
Funcionalidades
Duas frentes...
Estou com uma dúvida me consumindo...
Preciso concentrar meus esforços em duas frentes: trabalhar e estudar. Como fazer?
Apareceu uma oportunidade muito boa para integrar um escritório de advocacia novo e totalmente voltado para um tipo de segmento (nicho de mercado). Não é o emprego dos meus sonhos (que até hoje não sei qual é), mas, vai dar para pagar minhas contas. É o que importa num primeiro momento.
O segundo ponto é estabelecer uma rotina de estudos. Eu não sei por onde começar, já que as matérias em direito são muitas e eu sei que o melhor a fazer é começar por aquelas que a gente tem mais familiaridade e depois alternando com as específicas de determinados concursos, assim como com as de maior dificuldade.
Se for por esse caminho, preciso urgentemente pegar meus livros, apostilas e também o material que tenho da época da faculdade (2003 a 2007) e dar uma olhada criteriosa quanto as modificações introduzidas pelas legislações de 2008 e 2009.
Seria interessante se eu pegasse essas matérias que foram introduzidas, parcialmente revogadas ou revogadas completamente e fizesse algum trabalho científico, como uma resenha.
Para aliar as duas coisas, preciso me planejar. Preciso encontrar quais matérias são mais requisitadas em concursos e que podem influenciar nos estudos de atualização para o escritório que vou integrar. Logo, esse tem que ser o caminho. (Pelo menos por enquanto é a melhor saída)
Interessante. Colocarei no final do post.
Outro ponto relevante é identificar como é possível me planejar para efetuar os pagamentos relativos às taxas de inscrições. Como deu para perceber a média é de 70 a 150 reais para nível superior. Logo, se eu me inscrever em dois concursos por mês preciso de no mínimo 200 reais. O que representa 2400 reais por ano!
Não. É impossível que alguém se inscreva em dois concursos por mês. É melhor ser mais seletiva. Então, uma poupança precisa ser feita. 200 reais por mês na poupança e reza para dar.
Outra coisa que eu também percebi é que os concursos normalmente são realizados nos domingos. Eles adoram estragar o final de semana, então, de certa forma, é possível de fazer algum investimento em relação a custos de transportes e também uma ‘comidinha’ para alegrar o domingo.
Assim, dentro dessa poupança, 15 reais devem ser destinados à gasolina e também a um lanche do Mc Donalds, por exemplo, então...
É melhor 215 reais de poupança todo mês do que nada! Chega de querer engordar essa poupança por enquanto.
Estudo: verificar quais matérias sofreram alterações significativas no período de 2008 a 2009
Financeiro: 215 reais de investimento por mês para pagamento de taxas, despesa de transporte e alimentação.
Atualização do Office 2007 (Novas Regras Ortográrficas)
Microsoft atualiza Office 2007 com novo Acordo Ortográfico
terça-feira, 13 de outubro de 2009
Auditor Fiscal do Ministério do Trabalho
O prazo para publicação do edital de abertura do concurso público será de até quatro meses, contado da data da publicação desta Portaria.
Para ter um caminho a seguir...
Carreiras Trabalhistas
O Módulo de Direito do Trabalho tem como objetivo preparar o aluno para os concursos da Magistratura e Ministério Público do Trabalho.
Magistratura e Ministério Público do Trabalho.
São áreas interessantes. Meu professor de Direito do Trabalho na faculdade era juiz federal do Trabalho e com a mudança introduzida pela Emenda 45, agora tem o seu glamour, porque antigamente juiz estadual trabalhista era considerado ralé.
Ministério Público do Trabalho é uma incógnita para mim quanto as suas funções. Porém, lendo o link que ficou disponível para pesquisa é fácil deduzir que tem por responsabilidade sua atuação protegendo a defesa da ordem jurídica, do regime democrático e dos interesses sociais e individuais indisponíveis: discriminação, trabalho infantil, trabalho escravo, meio ambiente do trabalho, fraudes trabalhistas, administração pública, trabalho portuário e aquaviário, liberdade sindical.
Bom, não é um assunto dos mais fáceis e também deve ter uma preparação bem específica, logo, o profissional que queira atuar nessa área deve ter uma bagagem muito grande em direito trabalhista.
DISCIPLINA PROFESSOR CARGA HORÁRIA QTD. DE AULAS Direito do Trabalho Otávio Calvet 70h 20
Considero uma carga horária baixa.
MÓDULO DE DIREITO PROCESSUAL DO TRABALHO
O Módulo de Processo do Trabalho tem como objetivo preparar o aluno para os concursos da Magistratura e Ministério Público do Trabalho, sendo a disciplina ministrada de forma detalhada.
DISCIPLINA PROFESSOR CARGA HORÁRIA QTD. DE AULAS Direito Processual do Trabalho Marcos Dias 70h 20
Considero uma carga horária baixa. Somando-se o direito material e processual temos 140h.
- MÓDULO DE DIREITO DO TRABALHO
- MÓDULO DE PROCESSO DO TRABALHO
- MÓDULO DE DIREITO CONSTITUCIONAL DO TRABALHO
- MÓDULO DE RESOLUÇÃO DE QUESTÕES PARA A 2ª FASE DA MAGISTRATURA E MP DO TRABALHO
- CURSO RESOLUÇÃO DE QUESTÕES TRT - ANALISTA E TÉCNICO - NOVO
- TURMA REGULAR PARA O TRT - ANALISTA E TECNICO
- CURSO EXTENSIVO SEMANAL
- CURSO EXTENSIVO DE SÁBADO
- CURSO RETA FINAL TRT- MG - NOVO
Pelo que pude perceber é um curso específico que pode ser aliado a outros, porém, tem datas coincidentes com cursos intensivos noturnos, já que preferencialmente o curso é presencial.
Não sei se eu aguentaria ficar todos os dias apenas estudando direito do trabalho, deve ser maçante demais e teria que aliar com uma pós-graduação de qualidade para que conhecimentos mais técnicos fossem aliados a conhecimentos básicos da matéria. Por outro lado, no cursinho os professores tem conhecimento do modelo que é adotado pelos concursos, dos tipos de provas, matérias que mais caem.
Se decidir por carreira trabalhista, o LFG pode ser uma alternativa.
Oportunismo x Seriedade
Enquanto estou lendo alguns sites que tratam do tema de 'concursos públicos' é impossível de não ter uma análise crítica quanto ao momento: oportunismo.
São pessoas que estudaram para concursos e que passaram que agora dão dicas (pagas, muito caras em alguns casos) em seus livros, palestras e apostilas. Que interessante?! Então, a sua lição de vida tem um preço e você tem que pagar por ele. Sejamos razoáveis: como você vai bem em uma prova? Estudando, certo? Errado. Não é só o estudo que faz com que você tenha êxito em uma prova, é sua condição física e emocional também que influencia na hora de resolver uma questão. Uma dor lombar pelo seu mau posicionamento na carteira ou a 'briga com o marido' no dia anterior influenciam tanto ou quanto uma noite mal dormida esforçando-se em estudos improdutivos.
São essas as dicas que você paga para ler!
Cursinhos preparatórios para concursos tem aos montes! É uma febre que começou há muito tempo e o mercado continua fomentando essas empresas, tendo em vista a dificuldade para alguns em estudar por conta própria, deficiência de aprendizado na época da faculdade, escola, etc. Além disso, existem pontos positivos e negativos que deverão ser estudados, verificando a real importância dele para a sua preparação. Eu vou levar em consideração diversos elementos para se chegar a conclusão de pagar por cursinho e se valerá realmente a pena desembolsar a quantia necessária para frequentar as aulas.
Eu não gostaria de ser mais uma fomentando esse mercado. Por isso, será para aprender focada em concursos, em testes, não ficar relembrando matéria que deveria ter sido estudada enquanto estava na faculdade e assim que encontrar esse curso, vou informar por aqui.
Os cursinhos preparatórios que eu conheço:
1) Complexo Damásio de Jesus www.damasio.com.br
Academia do Concurso Público
Rua da Glória, 105 - Liberdade - São Paulo
Tel.: (11) 3164-6600
Observação: tem uma promoção acontecendo agora para matrículas até o dia 31/10
Os valores dos cursos estão disponíveis no site e podem chegar a 25%
O módulo que me interessei foi Anual Noturno e os motivos:
- é um curso voltado para preparação de concursos federais e estaduais na área jurídica;
- tem a possibilidade de fazer pós-graduação concomitantemente;
- aulas todos os dias cria maior responsabilidade quando é um aluno relapso (como eu);
- plantão de fonoaudióloga e psicóloga;
2) Luis Flávio Gomes (LFG)
É complicado fator 'empatia', mas eu gosto da Rede LFG. O Prima para OAB não tem outro igual. É muito bom!
Observação: não tem nenhuma promoção.
Carreiras Jurídicas - tem muita coisa!
Dá para perceber que são divididos em módulos.
Módulo I - é composto por 6 disciplinas básicas do Direito
| DISCIPLINA | PROFESSOR | CARGA HORÁRIA | QTD. DE AULAS |
| Direito Penal | Rogério Sanches | 66h30 | 19 |
| Direito Processual Penal | Renato Brasileiro | 54h | 14 + 01 domingo |
| Direito Administrativo | Fernanda Marinela | 59h30 | 17 |
| Direito Constitucional | Marcelo Novelino e Pedro Taques | 64h30 | 17 + 01 domingo |
| Direito Civil | Pablo Stolze | 92h30 | 25 + 01 domingo |
| Direito Processual Civil | Fredie Didier | 87h | 22 + 01 domingo |
| 06 Disciplinas | 427h30 | 120 | |
Módulo II - é composto por 12 disciplinas, "dando continuidade ao que foi visto no Intensivo I". Ou seja, você aprende de forma mais ampla o que foi dado no Intensivo I. Se o objetivo é ter mais conhecimento, o II é a pedida.
Cursando este módulo, o interessado, com toda certeza, terá estudado uma considerável parcela dos temas de qualquer edital de concurso para as carreiras jurídicas. Em 6 meses de aula você adquirirá elevado conhecimento jurídico para qualquer concurso municipal, estadual ou federal. Somando-se o Intensivo I e o IIchega-se a uma média de cerca de 65% do que é solicitado nos principais concursos públicos no Brasil.
| DISCIPLINA | PROFESSOR | CARGA HORÁRIA | QTD. DE AULAS |
| Direito Penal II | Rogério Sanches | 24h30 | 06 |
| Direito Processual Penal | Renato Brasileiro | 50h30 | 14 + 01 domingo |
| Direito Penal Especial | Rogério Sanches | 52h30 | 15 |
| Direito Administrativo | Fernanda Marinela e Rafael Maffini | 35h | 10 |
| Direito Constitucional | Pedro Taques e Marcelo Novelino | 35h | 10 |
| Direito Civil | Cristiano Chaves | 52h30 | 15 |
| Direito Processual Civil | Fernando Gajardoni, Daniel Assumpção e Fredie Didier | 57h30 | 15 + 01 domingo |
| Difusos e Coletivos | Fernando Gajardoni | 24h30 | 07 |
| Direito Tributário | Tathiane Piscitelli | 49h | 14 |
| Direito Empresarial | Alexandre Gialluca | 36h30 | 09 + 01 domingo |
| Legislação Penal Especial | Rogério Sanches, Renato Brasileiro e Silvio Maciel | 105h | 21 |
| Execução Penal | Rogério Sanches | 10h | 02 |
| 12 Disciplinas | 532h30 | 141 | |
Módulo III - Federal/Estadual
Considerei muitas matérias e pouco tempo. Não caiu muito bem para mim esse módulo.
O curso é composto de aulas de aprofundamento de 30 disciplinas a fim de preparar os candidatos de concursos das áreas Estaduais e Federais , tais como: Magistratura Estadual, Ministério Público Estadual, Defensorias Públicas Estaduais, Procuradorias Estaduais e Municipais, Magistratura Federal, Ministério Público Federal, Procurador Federal; Advogado da União; Procurador da Fazenda Nacional; Defensoria Pública da União, dentre outros.
| DISCIPLINA | PROFESSOR | CARGA HORÁRIA | QTD. DE AULAS |
| Direito Civil | Cristiano Chaves | 42h | 12 |
| Direito Constitucional | Pedro Taques | 14h | 04 |
| Direito Penal | Luiz Flávio Gomes/José Procópio Dias | 07h | 02 |
| Direito Penal Especial | Rogério Sanches | 10h30 | 03 |
| Direito Processual Penal | Nestor Távora | 14h | 04 |
| Direito Processual Civil | Alexandre Gialluca e Daniel Assumpção | 14h | 04 |
| Direito Financeiro | Tathiane Piscitelli | 17h30 | 05 |
| Direito Administrativo | Rafael Maffini, Fabiano Melo e Fabrício Bolzan | 21h | 06 |
| Direito Internacional Público e Privado | Valério Mazzuoli | 17h30 | 05 |
| Direito Econômico | Luciano Sotero | 24h30 | 07 |
| Direito da Saúde | A Confirmar | 07h | 02 |
| Direito da Educação | Pedro Taques | 07h | 02 |
| Direito Previdenciário | André Studart | 31h30 | 09 |
| ECA | Luciano Alves | 21h | 06 |
| Direito do Consumidor | Fabrício Bolzan | 28h | 08 |
| Direitos Humanos | Valério Mazzuoli | 14h | 04 |
| Direito Eleitoral | Márcio Luis | 25h | 07 |
| Direito Agrário | Brunno Giancoli | 14h | 04 |
| Registros Públicos | Daniela Rosário | 10h30 | 03 |
| Sociologia do Direito | A Confirmar | 10h | 02 |
| Psicologia do Direito | A Confirmar | 10h | 02 |
| Ética e Estatuto Jurídico da Magistratura Nacional | Osvaldo Canela Jr. | 10h | 02 |
| Filosofia do Direito | André Gualtieri de Oliveira | 10h | 02 |
| Teoria Geral do Direito e da Política | Pedro Taques | 10h | 02 |
| Direito do Trabalho | Agostinho Zechin | 43h | 11 |
| Direito Processual do Trabalho | Agostinho Zechin | 25h | 05 |
| Direito Penal Militar | Renato Brasileiro | 05h | 01 |
| Direito Processual Penal Militar | Renato Brasileiro | 05h | 01 |
| Lei Orgânica do MP/CNMP | Carlos Augusto Alcântara Machado | 05h | 01 |
| Direito Ambiental | Fabiano Melo | 35h | 10 |
| Direito Empresarial | Alexandre Gialluca | 07h | 02 |
| 31 Disciplinas | 559h30 | 150 | |
Curso de Prática
Interessante.
O Curso de Prática é composto por 06 disciplinas, com aulas preferencialmente ao vivo, aos sábados, das 14h às 19h. Este curso possui conteúdo programático que possibilita ao candidato uma visão, com o intuito de que haja aprofundamento de estudos para prestar concursos públicos de diversas carreiras jurídicas. Observando a complexidade dos editais dos concursos que exigem do candidato a realização de prova de Sentença, elaboração de pareceres e demais peças processuais a Rede LFG estruturou este curso para atender aos alunos que chegam nesta fase dos concursos.
| DISCIPLINA | PROFESSOR | CARGA HORÁRIA | QTD. DE AULAS |
| Sentença Cível | Guilherme Madeira (fera) | 25h | 05 |
| Sentença Criminal | Ricardo Schmitt | 25h | 05 |
| Prática Penal | A Confirmar | 25h | 05 |
| Prática Cível | Daniel Assumpção | 20h | 04 |
| Parecer | A Confirmar | 10h | 02 |
| Aula Especial Fase Oral | Rogério Sanches (fera) e Ana Lúcia Spina | 10h | 02 |
| 06 Disciplinas | 115h | 23 | |
Eu não entendi uma coisa: esse curso ensina a prática jurídica de maneira direcionada para concurso ou também oferece informações que podem ser aliadas à prática jurídica? Vou me informar a respeito, depois edito esse post.
Módulo - Noções Gerais de Direito e Formação Humanística
falou grego para mim
Visando atender aos alunos da Rede LFG que já fizeram os cursos Intensivos I, II e III, oferecemos o Módulo das disciplinas que compõem o Anexo VI da Resolução nº 75 do Conselho Nacional de Justiça, sobre Noções Gerais de Direito e Formação Humanística. O curso possui 05 disciplinas, com aulas ao sábados, das 08h às 13h. As aulas não serão transmitidas em sábados seguidos, acompanhem o calendário.
Como eu nunca ouvi falar dessa Resolução n. 75 do CNJ, vamos a ela.
Objetivo: regulamentar e uniformizar as normas do concurso público de provas e títulos para ingresso na carreira da magistratura, em todos os segmentos do Poder Judiciário nacional.
Pelo que eu entendi, nesse site explica que são matérias introduzidas como: sociologia do Direito, Psicologia Judiciária, Ética (...) então tem mais importância para aqueles que tentam a Magistratura. O que não é o meu caso.
| DISCIPLINA | PROFESSOR | CARGA HORÁRIA | QTD. DE AULAS |
| Sociologia do Direito | A Confirmar | 10h | 02 |
| Psicologia do Direito | A confirmar | 10h | 02 |
| Ética e Estatuto Jurídico da Magistratura Nacional | Osvaldo Canela Jr | 10h | 02 |
| Filosofia do Direito | A Confrmar | 10h | 02 |
| Teoria Geral do Direito e da Política | Pedro Taques | 10h | 02 |
| 05 Disciplinas | 50h | 10 | |
É um curso rápido. Só 50h.
Intensivo I e II (anual)
É a fusão do Módulo I e II semestral.
Tem um monte de outros... que não me interessaram também.
Pós-Graduação
Também não me interessei pelo formato do curso.
Módulo de Direito do Trabalho
Desde a faculdade, Direito do Trabalho para mim foi uma matéria para cumprir tabela, ou seja, não tinha qualquer interesse. O problema é que desde que eu saí da faculdade, essa matéria me persegue, porque foi uma matéria que sempre fui bem pontuada nas duas vezes que prestei a OAB (já contei essa história) e fiz dois trabalhos de monografia sobre o tema. [Eu acho melhor considerar essa hipótese de me especializar em trabalhista ao invés de tributário].
O Módulo de Direito do Trabalho tem como objetivo preparar o aluno para os concursos da Magistratura e Ministério Público do Trabalho.